Ir para conteúdo

[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] - Battle Pass


Koga Young

Recommended Posts

Citar

- Esse passe de batalha ficou super ultra mega hiper bem feito!

Saudações treinadores(as)!

O que vocês acharam desse passe de batalha? Curtiram? Acham que da para melhorar? O intuito dessa postagem é abordar minhas primeiras impressões sobre o passe de batalha que entrou recentemente, e possíveis melhorias para edições futuras.

Vale ressaltar, que eu considero o passe de batalha um dos maiores acertos da história do OT Pokémon, e por observar o anseio da comunidade para esse passe, eu resolvi contribuir com essa postagem. Irei listar alguns pontos que poderiam ser melhorados.
 

1. Recompensas.

Com relação as recompensas, receio que a primeira temporada pecou no quesito "criatividade". Para 100 linhas de níveis, e 200 possíveis recompensas, senti que houve pouca variedade nas recompensas. Não estou dizendo que o passe de batalha tenha que ter um RoI tão alto, muito menos remover as recompensas menos visadas, mas seria interessante uma maior variedade. Veja a seguir algumas possibilidades.

  • Mega Stone: Muita gente contestou a alta centralização desses helds no Mega Rayquaza, seria interessante que houvesse alguma mega stone exclusiva do passe de batalha, que aparecesse em algumas seasons.
  • Held Items: O mesmo poderia se aplicar para held-items, que se popularizou a partir do lançamento da quest A Sacred Flame
  • TMs: Essa foi a minha maior surpresa "negativamente falando", senti muita falta de um TM exclusivo do passe de batalha.
  • Fishing Rod: Considerando o nerf recente na pesca, que pode ter desmotivado jogadores-pescadores, ao invés de dar uma quantidade X de iscas, seria interessante abordar uma nova vara de pesca, exclusiva para um determinado nível do passe de batalha. Atualmente na franquia pokémon existem quatro varas de pesca, Old Rod, Good Rod, Super Rod e Fishing Rod.
  • Decorações temáticas: Considerando que o pokémon-tema da primeira temporada do passe de batalha é o Alolan Ninetales, seria interessante uma abordagem para decorações de casas de gelo/neve, desde cortinas, carpetes, mesas, etc.
  • Hunt especial: Uma area aberta por season, voltada para o tema do passe de batalha. Considerando a primeira temporada, eu abordaria uma versão "lite" de Alolan, com pokémons de gelo comuns, mas que houvesse raramente um respaw do Alolan Sandshrew, onde os jogadores pudessem caçar e obter esse pokémon. E essa mesma área fosse fechada ao término da temporada.

 

2. Dificuldade

Temos que concordar que dentre as 13 possibilidades de missões semanais e diárias, apenas uma delas traz um certo desafio para o(a) treinador(a) pokémon, que é a de derrotar qualquer pokémon shiny. Eu entendo que o intuito do passe de batalha é que ele seja finalizavel, até mesmo para jogadores mais casuais, porém ao meu ver passou um pouco do ponto, e receio que isso possa se refletir no mercado futuramente. Vou abordar algumas possibilidades para tornar o passe de batalha mais desafiados para futuras temporadas:

  • Não considerar os Darkrais-clones (Nightmare) para a missão de derrotar pokémon lendário.
  • Ajustar a tarefa de completar dungeons, dando a possibilidade do jogador escolher (ou 3 dungeons fixas ou 10 dungeons temporárias).
  • Na missão de conseguir 20 stones, não considerar de bosses, lendários ou horders.
  • Nas missões diarias, de evoluir ou capturar uma tipagem específica, não considerar pokémons repetidos. (Obviamente com ajustes nos valores, 10 pokémons de aço diferentes seria bem puxado).

A ideia central é que o jogador realmente tenha um desafio de "corrida contra o tempo", e não seja tão "prático" habilitar o passe em varias contas e finalizar em todas. Além de promover uma certa busca ou escassez pelos itens do passe de batalha

 

3. Cherish Ball

Nesse aspecto, eu vejo que o OT Pokémon perdeu um pouco a "mão". Considerando que a Cherish Ball se remete a eventos comemorativos, esporádicos e especiais, eu tenho uma certa dificuldade de entender como foram lançados 7 pokémons na Cherish Ball em menos de 30 dias. Ao meu ver, em cada temporada  poderia estar incluso apenas um único pokémon na Cherish, que seria o próprio pokémon-tema do passe de batalha.

Eu compreendo a importância do passe de batalha ser um chamariz para os jogadores, mas vejo que há um exagero nesse sentido. Ao meu ver, mais problemático do que 3 cherishes em uma temporada do passe e 7 cherishes em 30 dias, é que um dos pokémons exclusivos na cherish ball ser recompensa do nivel 4 do passe de batalha.

 

No mais é isso! Reitero que a chegada do passe de batalha coloca o jogo em outro patamar de qualidade, e esse é um dos motivos pelos quais eu escrevo essa postagem, visando possíveis melhorias para as próximas temporadas do passe!

Comenta nessa postagem qual foi a sua nota de 0 a 10 para esse passe de batalha! Eu vou ficando por aqui, e até o próximo tópico! Tchau.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Discordo no sentido da dificuldade e da possibilidade de o jogo não contabilizar pokémons repetidos, considerando-se que os desafios do passe ajudam os jogadores a fazerem tasks da enciclopédia, que pede justamente que o player capture até cinquenta pokémon repetidos pra completar a task de um poke... Fato é que a maior facilidade dos players em completar o passe com facilidade ocorre para aqueles que tem a maior possibilidade de jogar "try hard", ou mesmo comprando level para o passe. 

O cálculo de exp em relação ao número de dias do passe coloca aí algo em torno de pouco mais de 1 level por dia pra concluir dentro do tempo, com folga de pouco mais de duas semanas para garantir que o player conclua o passe. Nesse sentido, acredito que o que poderia ser revisto é a possibilidade de poder comprar os leveis que faltam pra completar somente AO FINAL dos dez últimos leveis, por exemplo, e não desde o início do passe. 

Finalizo concordando que a premiação deixou a desejar não em relação aos "prêmios forte" (cherish, tickets, addon etc), mas em relação aos prêmios intermediários. Ultra ball e full heal em um passe de cinquenta pontos é MUITO RUIM, e acredito que é reclamação geral entre a comunidade..... Em relação a iscas, acho que o Nerf na produção foi muito pesado em relação ao tempo de espera pra produção das berries, e que, se for pra entrar no BP, ao menos que a quantidade fosse maior, e que no elite todas fossem plus (1 a 2k plus por level)...

 

 

Boa gameplay, pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sant_andreyAgradeço pela participação no post!

Reitero que a ideia de trazer mais desafios com relação ao passe de batalha, é para que seja necessário um tempo investido minimamente significativo. 

Eu concordo que exista uma margem de segurança, que permita o jogador concluir o passe sem a necessidade de fazer todas as missões nesses três meses, mas quando a maioria das combinações de missões diárias não consomem nem 1 hora do jogador, é um ponto a ser revisto. Até porquê, suspeito que as recentes atualizações visam manter o jogador ativo no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...