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[SUGESTÃO] - Sistema de STAB


Koga Young

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- Alakazam, duas colheres e um sonho...

Saudações treinadores(as)!

O que vocês estão achando dos pokémons atualmente? Especialmente quando o assunto é balanceamento?
Nesse tópico, iremos abordar duas questões que poderiam dar um leve "coin-flip" no que entendemos por meta-game!

Esse tópico será dividido em duas partes: o sistema de STAB e possíveis ajustes para ataques.

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Legal... mas o que é esse sistema?
 

Antes de mais nada, preciso explicar o que é STAB. Nada mais é do que uma mecânica existente na franquia, onde há um bônus de dano para o pokémon que utilizar um ataque de dano que tenha a sua tipagem. Veja o exemplo a seguir:

  • Se um Samurott utilizar o ataque Hydro Pump, esse ataque terá um bônus percentual no dano causado, pois tanto Samurott quanto seu Hydro Pump são do tipo água.
  • Se um Dragonite utilizar o ataque Thunder, esse ataque não terá esse bônus percentual, pois Dragonite é um pokémon dragão/voador, não coincidindo com a tipagem do ataque, que é elétrico.

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VOCÊ TA PICHURUCO OU BIRULEIBE, YOUNG!??? Os pokémons já batem pra c@#@%$! e você ainda quer dar bônus? Ta de sacanagem, né!
 

Muita hora nessa calma... Seria uma insanidade da minha parte sugerir uma mecânica de jogo como essa, considerando os valores atuais. Mas você se lembra que esse tópico tem duas partes?

Vamos considerar os valores da franquia, onde o ataque que não possui STAB causem 1x, e ataques que possuem STAB causem 1,5x.

Antes de aplicar a mecânica de STAB, que seria bonificar ataques coincidentes à tipagem do pokémon em 50%, é importante um ajuste generalizado. Eu sugiro que TODOS os ataques tenham uma redução de dano de 25% antes da introdução do sistema de STAB, de forma que ataques que dão STAB sejam buffados em relação ao que temos atualmente no jogo, e os ataques que não dão STAB sejam nerfados em relação ao que temos atualmente.

Vou exemplificar abaixo com números, considere um ataque fictício (com todas as variáveis aplicáveis) com dano base de 1000:

  • Na mecânica atual de jogo, esse ataque causaria 1000 de dano.
  • Após a atualização, se esse ataque não coincidir com a tipagem do pokémon, ele causará 750 de dano.
  • Após a atualização, se esse ataque coincidir com a tipagem do pokémon, ele causará 1125 de dano. (150% de 750).

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Por que isso seria um bom update? Meu pokémon ganha dano em uns ataques, perde em outros, vai dar na mesma!
 

Isso, na prática, tem alguns benefícios:

Inicialmente, isso irá mexer um pouco na prioridade por certos pokémons... Você já ouviu aquela frase? Que pokémon do tipo água só é bom se não usar ataque de água? Isso certamente impactaria na hegemonia de alguns pokémons Milotic, apresentando maiores possibilidades e uma grande versatilidade para construir o seu time.

Outro impacto seria um maior movimento financeiro na busca por determinados pokémons. Vimos recentemente a busca por Weaviles (considerando o quão forte e popular esse pokémon ficou).

Além disso, incentivar que os jogadores optem por pokémons com baixa variedade de ataques, converge perfeitamente com as mecânicas de jogo recentes, onde o jogo está migrando de um meta de pokémons generalistas, para pokémons especialistas (Golurk que o diga).

Veja abaixo alguns pokémons que, ao meu ver, seriam buffados ou nerfados com tal atualização:
 

BUFF +
kingdra.png.a2c650bc2b259df066a7a648b9eb30ad.png alakazam.png.f9b5364be0216065701b3f7830c968e3.png venusaur.png.8bb9aee4bc09235ef8afd1c288d93ee0.png 
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NERF -
dragonite.png.5d81fc47bf223c7c0df7255f3c31ecb7.png togekiss.png.d5d589ad92cfd14f6d61e7591ab7d6bc.png milotic.png.5a121389a0a3fd30b386f13f8b482188.png gyarados.png.ccc0738078f19b62cf216d4b85851e6e.png florges.jpg.f016fd685603ee83c395fbd33b42509a.jpg

 

Com isso, o jogo teria uma liberdade maior para o balanceamento, seja pela introdução de novos ataques-base, TMs ou MTs, ou pelo ajuste específico no dano de um ou outro ataque.

Cá pra nós, tem algumas coisas importantes a serem feitas quando o assunto é balanceamento, se por um lado um Dragon Dance cairia como uma luva nesse Dragonite, por outro, um ataque com 60 de power na franquia Brutal Swing não pode ser o mais poderoso do jogo. Mas esse não é o centro do tópico!

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Será que está na hora de acordar o Alakazam?
 

No mais é isso! Mas diz aí, você tem saudade do nosso Amarelito de duas colheres fazendo seus truques de mágica e evaporando seus inimigos? Comenta aí quem você acha que ficaria OP com esse sistema implementado, e quem cairia no mais profundo esquecimento?

Eu vou ficando por aqui, até a próxima treinadores(as). Fui!

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@KurokiAgradecido pela participação!

A ideia é que realmente tenha mais pokémons específicos para cada situação, e não exista uma "receita de bolo" na hora de decidir qual TM utilizar. Talvez seja uma atualização que os pokémons elétricos e psíquicos precisem.

Qualquer mecânica de jogo que quebre aquela monotonia na hora de recomendar TMs para iniciantes (Brutal Swing, Water Pulse, Bulldoze...) já ta valendo.

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