Ir para conteúdo

[SUGESTÃO] - Pokebolas


Koga Young

Recommended Posts

Citar

- Gotta catch em'all!

Saudações treinadores(as)!

Em tempos de bestiário em alta, dados oficiais de captura disponibilizados e a diveball perdendo sua hegemonia, acho que é um bom momento para abordar a mecânica de pokebolas no OT Pokémon. O objetivo dessa postagem é que haja uma maior convergência entre a franquia e o OT. Iremos abordar especificamente três tópicos:

  • Método de aquisição das pokebolas;
  • Valores e mecânicas de jogo para captura;
  • Apricorns;

maxresdefault.thumb.jpg.177e58f83688a14d8bfcb37fc342e8e5.jpg
Como iremos conseguir essas belezinhas???
 

Atualmente existem 16 tipos de pokebolas diferentes, irei mencionar somente as pokebolas que eu indicaria alguma mudança na forma de obtenção:

  • Premier ball: Em algum horário aleatório do dia, aparece um alerta global informando que existem 100 Premier Balls no PokeMart de alguma cidade. Fazendo uma adaptação a franquia pokémon, quando o jogador faz uma compra de 10 Poke ball ou mais, ele recebe uma Premier ball. O detalhe é que cada jogador só pode pegar até 5 premiers por dia. Veja o exemplo a seguir:
    ATENÇÃO!!! O PokeMart de Santalune recebeu 100 Premier Balls! A cada 10 Poke Balls que você comprar aqui, você ganha uma Premier Ball! Lembrando que não vamos dar mais de 5 Premiers para o mesmo jogador! Corra, que é por pouco tempo!!
     
  • Repeat ball: Considerando que a Repeat ball foi desenvolvida pela Devon Corporation, e que houve um ajuste visual nessa construção em rustboro, o jogador precisasse realizar algumas missões pelos NPCs da Devon Co., e em sequência o mesmo conseguiria comprar Repeat balls no PokeMart de Rustboro.
     
  • Dive ball: Poderia ter um método similar a franquia pokémon, podendo ser vendida no PokeMart de Mossdeep (naturalmente por um preço custoso para o jogador).
     
  • Luxury ball: Poderia ter duas formas de aquisição, ou por compra com as coins (pelo NPC Billionaire), ou pelo Contest Hall (possível mecânica futura de mini-game, que poderia ser abordado em Join Avenue).
     
  • Dusk ball: Poderia ser drop tanto do Yveltal, como do Mega Rayquaza, mas no máximo com drop de 5 dusks por boss.
     
  • Park ball: Além do evento bug catcher, essa pokebola seria utilizada no Pal Park (com mecânica similar a Safari ball da Zona Safari). Mas considerando a taxa de captura, que iremos abordar mais pra frente, seria dado apenas 6 Park Balls por entrada.
     

800px-Premier_Ball_anime.png.2293a4d034eacf9e787567e51013bba7.png
Essa premier ball tem ouro dentro, é?
 

Com os valores atuais de captura, eu tenho que concordar que essas novas formas de aquisições dessas pokebolas não estão nada balanceadas... Mas a ideia é aproximar o que já temos no jogo com a escassez e demanda que há na franquia pokémon, fazendo com que o jogador tenha uma experiência de jogo mais conectada e baseada nos jogos oficiais. E falando especialmente da premier, ela é considerada em alguns jogos como uma pokebola rara e comemorativa.

Com isso, vamos para o segundo tópico!

MD.png.1ee3bea7a439443ff55ee633f38dcf00.png
Como podemos aproximar os multiplicadores a franquia pokémon?
 

Quando nos foi apresentado o funcionamento das pokebolas e seus valores, notamos que há uma tendência/aproximação a franquia pokémon, mas em alguns casos pontuais há uma fuga muito grande do que é essa pokebola de fato, vale ressaltar que os valores sugeridos abaixo estão voltados para a realidade do jogo com proporções adaptadas à franquia pokémon.

  • Poke ball, Premier ball, Safari ball, Luxury ball e Friend ball: 1x.
  • Great ball: 2x.
  • Dive ball: 3x (Se o alvo estiver em área de mergulho).
  • Repeat ball: 3x (Se o alvo estiver registrado na Pokedex do treinador).
  • Dusk ball: 3x (Se utilizada a noite, mas no horário do jogo, não da vida real). 3x (Se utilizada em cavernas, áreas marcadas pelo RME manualmente ou areas abaixo da altitude 7 que não sejam de dive).
  • Ultra ball: 3x.
  • Lure ball: 4x (Se o alvo foi pescado).
  • Level ball: 6x (Se o alvo tem no máximo 1/4 do level do seu pokémon). 3x (Se o alvo tem no máximo metade do level do seu pokémon e não atende o parâmetro anterior). 2x (Se o alvo tem menos level do que o seu pokémon e não atende os parâmetros anteriores).
  • Love ball: 6x em pokémon do genero oposto, 1x em pokémon do mesmo gênero ou indefinido.
  • Master ball e Parkball: 100%. 

Observação: Para todos os casos que nenhuma condição foi cumprida, o multiplicador será de 1x.

Park_Ball_anime.png.c7c0233f547bec7ae87851830e0e18b3.png
Que patetada é essa Young? Park Ball com 100%?

Exatamente! Na franquia pokémon a Park Ball tem captura garantida, considerando a quantidade reduzida sugerida para o Pal Park, e até uma possibilidade de reduzir o número de Park Balls no Bug Catcher, não vejo que seria um problema real essa pokebola migrar de 20x para 100%, que é como essa pokebola é abordada nos jogos oficiais.

Por fim, mas não menos importante, vamos a dinâmica de converter apricorns em pokebolas!

apri.png.be729698384cbb94fa5084063c99ad16.png
Não é só no universo Pokémon que frutas viram casas...
 

Particularmente, eu tinha uma esperança de um remake no minigame das pokebolas quando vi a PokeBall Factory em Laverre, no servidor teste. Até porquê, podemos dizer que o Minigame do Kurt é ultrapassado esteticamente e em questões de mecânica. A proposta é que o minigame passe a acontecer na pokeball factory. Não tenho como detalhar com tanta precisão como poderia ser esse minigame, mas poderia funcionar como uma espécie de linha de produção, onde as apricorns passariam por uma esteira e o treinador pokémon tivesse um Rotom emprestado para fazer o jogo.

O treinador pokémon precisaria cadenciar os ataques do seu Rotom, de acordo com as demandas da fábrica. Em cada apricorn que passasse pela linha de produção existiria um indicador de aquecimento. Seu papel seria alternar entre transformar o Rotom Frost (para resfriar suas apricorns com Blizzard) e transformar o Rotom Heat (para aquecer suas apricorns com Overheat). Bem como controlar a area de ação dos mesmos para não agravar a situação da apricorn errada. Assim que a temperatura da sua apricorn estiver estável, você "targeta" sua apricorn e utiliza qualquer ataque do tipo elétrico para finalizar sua pokebola.

Quando uma apricorn é superaquecida ou congelada, ela é considerada como perdida! Nesse minigame, é permitido produzir pokebolas com montes de 1, 10 ou 100 apricorns simultaneamente. Mas para ter um nivel de dificuldade/controle aceitável, só pode entrar na fábrica para fazer o minigame com no mínimo 8 montes.

Além disso, o(a) treinador(a) pokémon paga uma taxa de aluguel pelo tempo com o Rotom e pela fábrica, recompensando o jogador que conseguir fazer o processo em menos tempo.

pf.png.98f8e72f06338182f8f548de081f152d.png
Então vamos produzir!!!
 

Então é isso, treinadores(as), comenta o que você achou dessa ideia! Esse é um debate que gera muito polêmica e pode gerar algumas muitas controversas. Você acha complexo fazer algo assim com a premier? Sabia que a ParkBall é uma master pintada de verde (ou amarela)? Quero ouvir o que pensa dessas ideias e como pode acrescentar!

Até o próximo tópico, fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...