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Rework Ability Water Absorb


Dan Kerssy

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Segundo a Bulbapedia, o efeito da ability Water Absorb é fazer o Pokémon ser curado em 1/4 de sua vida total ao invés de receber dano quando atingido por um ataque do tipo água:

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No OtPokémon, foi adaptado da seguinte maneira, segundo a enciclopédia:

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No entanto, esta quantidade não é correspondente a 1/4 da vida total do Pokémon, é na verdade MUITO menos que isso. Veja os exemplos abaixo do meu Shiny Maractus com a ability Water Absorb ativa:

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Observe que com 3 Hydro Pumps de 3 Simipours, ele curou em média 200 de HP, com o Surf de um Simipour ele curou 87 de HP e com um Water Ball de um Panpour ele curou 34 de HP.

Acontece que essa quantidade é ridícula, praticamente inútil. Veja que os danos sofridos por fist (soquinho) do próprio Panpour, que aparecem em cinza, são maiores que a quantidade healada por um movimento tipo água (70 e 115 na terceira imagem).

Note que a HP do meu Shiny Maractus é de 11970, ou seja, os heals de 200, 87 e 34 graças ao Water Absorb, representam, respectivamente, 1,6%, 0,72% e 0,28% do HP total do Pokémon. Isso não está nem perto do 1/4 da vida total, que seria 25%, que o Water Absorb heala na franquia.

 

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Note também que um ataque que heala, como por exemplo o Absorb, é muito mais vantajoso de ser utilizado, healando 33% da vida total:4668e6f0-b81e-4f07-bb16-6bf458776bee.jpg.1568415e7bb426b092d74cf70ba1a490.jpg

A SUGESTÃO é que seja reavaliada a porcentagem do heal com o Water Absorb para ser vantajoso comprar e utilizar a ability no Pokémon.

Outro detalhe, é que no servidor teste da gen 6 eu testei uma ability semelhante a essa, mas para ataques tipo elétrico: Volt Absorb, e estava com o mesmo problema. Não tive a oportunidade de utilizar esta ability fora do servidor teste mas sugiro que reavaliem-lhe também caso ainda estiver do mesmo jeito, além de outras possíveis abilities com mecânica semelhante e que estão na mesma situação.

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Boa tarde,

Talvez a descrição da ability não esteja tão clara mas atualmente o water absorb anula o dano do tipo agua e cura essa mesma quantidade anulada.
Por exemplo, caso seu pokemon fosse receber 100 de dano de um ataque do tipo agua, com Water Absorb, seu pokemon curaria 100 de vida e anularia o dano.

Já o ataque Abosrb cura a metade do dano causado, por isso que em questão de cura total o Absorb curou mais que a Ability, mas cada um tem um uso diferente.

Mesmo assim vamos levar em conta e analisar se podemos alterar essas abilities.

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Em 6/14/2023 at 3:30 PM, Dev Paulo disse:

Boa tarde,

Talvez a descrição da ability não esteja tão clara mas atualmente o water absorb anula o dano do tipo agua e cura essa mesma quantidade anulada.
Por exemplo, caso seu pokemon fosse receber 100 de dano de um ataque do tipo agua, com Water Absorb, seu pokemon curaria 100 de vida e anularia o dano.

Já o ataque Abosrb cura a metade do dano causado, por isso que em questão de cura total o Absorb curou mais que a Ability, mas cada um tem um uso diferente.

Mesmo assim vamos levar em conta e analisar se podemos alterar essas abilities.

Muito obrigado pela resposta! 
Conferi agora e, de fato, a cura ocorre exatamente como descrevestes acima.

Mesmo assim, ainda acho cabível o rework da Ability para heal em porcentagem, principalmente em função de todos os 19 Pokémon que têm o Water Absorb no jogo, 15 são Pokémon que sofrem Lower e 4 sofrem Neutral de ataques tipo água, ou seja, eles recebem menos heal em função de receberem menos dano de ataques tipo água.

Além do mais, pouquíssimos Pokémon utilizam um arsenal repleto de ataques tipo água, ainda mais com TMs e MTs, dificilmente se vê mais de dois ataques tipo água em um único Pokémon, o que torna o heal praticamente insignificante.

Possivelmente no PVP acaba tendo uma relevância maior em função de um ataque infligir maior dano e consequentemente maior heal, mas com porcentagem acho que garantiria maior consistência da Ability tanto no PVP quanto no PVE.

De qualquer forma, agradeço muito o retorno e avaliações em meus posts aqui no fórum! :) 

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