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Moveset Mawile/Shiny Mawile


Lovecraft

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Então. Depois de longos anos aguardando (e eu realmente achei que seria mais um dos casos perdidos aqui no fórum), Shiny Mawile está no jogo! <3 Um grande agradecimento a todos à ADM e à equipe de construção de cada pixel desse jogo.

Por muito tempo eu pensei em sugerir logo uma melhora em Mawile, mas infelizmente achei que não possuía o foco dos holofotes da ADM. Agora, com a chegada de sua versão shiny, vejo uma oportunidade para isso. Sem mais delongas, à sugestão. Primeiramente, Mawile é um pokémon forte para seus Status na franquia original. Não possui muitos pontos de Status Base na Nintendo, tendo apenas 385, o que é bastante baixo.
Entretanto, Mawile é um pokémon bastante apreciado por jogadores no competitivo. Por quê, exatamente? Simplesmente por seu move-set e as skills que aprende, sem contar sua mega evolução poderosíssima. 
Mawile atualmente, conta com um move-set de MISERÁVEIS 7 ataques no OTPokémon, sendo eles:
- Fairy Wind = Como eu já disse anteriormente, skills direcionais não funcionam da maneira correta em pokémons que possuem skills tipo Agility, Body Slam... atrelado a isso, Fairy Wind possui um dano ridículo e uma hit box absurdamente bugada e variável com a movimentação de Mawile, tornando quase impossível alguma utilidade nela.
- Bite = Ótima skill. Nada do que falar sobre. Cai muito bem no move-set base de Mawile.
- Play Rough = A melhor skill de Mawile. Só peca em duas coisas: dano em área. Abaixo no post argumentarei sobre a falta de pelo menos uma skill em área em Mawile. Play Rough poderia ser a skill que falta, mas acerta apenas um raio de 1x quadrado, o que torna a skill um desafio de acertar.
- Iron Head = Ótima skill também. Dano bom, área de teleport enorme e uma recarga interessantemente curta.
- Ice Fang = Mesmo sendo feita há anos, o move-set de Mawile conta com essa skill excelente para counterar tipos dragão, que estão "na moda" no OTP. Nada a reclamar.
- Ancient Power = Pra mim, o problema nessa skill está na skill em si. Poderia ser bastante interessante se em vez do poder ser direcional, ele emitir uma onda para todos os lados (igual Surf ou Heat Wave). Daria um bom "up" em Pokémons como Cradily ou Mawile. 
- Flash Cannon = Skill direcional em pokémon com agility não funciona. Já disse isso muitas vezes... 

° Sugestão * = Mawile certamente merece no mínimo 8 ataques. Não sei muito bem o critério dessa injustiça que é deixar Pokémons com apenas 6,7 ataques no OTP, mas fazer o quê.
- Fairy Wind__ merece ser tornado em área ou substituído por Ice Punch ou Thunder Punch, que são skills excelentes no OTP. Fairy Wind atualmente não serve de muito por ser direcional e ter um dano relativamente fraco.
- Bite__ N/A 
- Play Rough __ sugestão já dada acima. Play Rough tem MUITO potencial, mas no OTP é uma skill muito limitada.
- Iron Head__ N/A
- Ice Fang__ N/A 
- Ancient Power__ Sugestão já dada acima. Ser tornada uma skill em "onda" assim como Surf ou Heat Wave com a sprite de Stone Edge. 
- Flash Cannon__ Sem dúvidas substituida por Dark Pulse ou Feint attack. Skills excelentes no OTP. 
- * Adição de Rock Slide, no intuito de counterar melhor pokémons tipo Fire, que é um dos pontos fracos de Mawile, além de tornar um pokémon realmente potencial em um combate contra muitos outros pokémons.
- *Adição de Sludge Bomb. Skill neutra, apesar de ser tipo veneno,  mas com um bom dano e do tipo target, ideal para Mawile. 
 

mawile.jpg

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  • 1 month later...

Eu também fiquei contente que vi que colocaram a Shiny Mawile quando voltei a jogar ontem, mas eu acho que tem diversos pokémon que também tem esse problema de terem poucos moves e os moves serem ruins, o que eu acho que poderia mudar mesmo nem é trabalhando individualmente 1 por 1, mas sim implementar um sistema de mudança e aprendizado de golpes igual acontece na franquia original, se por exemplo eu evoluo meu Frogadier para Greninja e ele fica com aerial ace no moveset, da pra ensinar para ele um gunk shot ou low kick por exemplo e colocar no lugar do aerial ace, claro que ele não vai poder usar o Flamethrower afinal ele nem pode aprender este move, mas da para mudar para qualquer move que ele possa aprender. Com a implementação desse sistema ainda teríamos o problema de alguns pokémon terem poucos ataques (alguns que tem 6 ou 7 ataques por exemplo) mas isso poderia ser mudado individualmente depois, enquanto essa mudança seria uma forma de mitigar  ou em alguns casos até resolver os problemas de todos os pokémon de imediato, fora a variedade estratégica que isso poderia trazer na montagem das equipes. Enfim, estão estatizando até os movesets em um joguinho, não podemos nem escolher os golpes que queremos que nossos pokémons usem mesmo que eles possam aprender esse moves (sarcasmo alert)

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