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Os preços aumentaram! Por quê?


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Economia básica – otp


Sumário

1-      Dos reais gastos e formas

2-      Da economia e seu modus operandi

3-      Do mercado paralelo

4-      Do controle de mercado e do interesse de mercado

5-      Dos revendedores

6-      Das propostas e melhorias
 

Boas vindas, hoje venho falar de um tema polêmico, acredito, que em toda comunidade do jogo:  O Mercado

Acredito que todos aqui saibam como o mercado de cada mundo está andando, os preços estão subindo exponencialmente, e esse meu post é uma tentativa de desvelar quais são os motivos para o aumento súbito de preços em nosso joguinho, bem como sugerir adições para contornar as adversidades que isso pode trazer. (Sim, eu sei que mudanças podem ser agoniantes, por isso leia até o fim 😉)

 

Enfim, seguimos adiante:

 

1-    Dos reais gastos e formas:

 

As formas de arrecadação realizadas pelo jogo hoje são ineficazes. Isso é fato! O dinheiro que foi farmado em 2013 continua a se movimentar na economia nos dias de hoje, assim como os pokemons daquela época. O otp realiza a arrecadação de dinheiro que eles mesmos colocam no mercado das seguintes formas:

      
-Quest Lugia : Uma quest que raramente alguma pessoa faz hoje em dia devido   as recompensas ruins que são geradas em contrapartida ao investimento de 10k.

 

-Cassino: Acredito que o cassino tenha de ser melhorado, sim, talvez com novas recompensas cosméticas e de decoração, pois não é muito atrativo hoje. Ainda assim, é uma das formas que o jogo tem de “coletar” os seus hd’s.

 

-Colocar Nicks em Pokémon: Essa eu me desventuro dizer que é a mais absurda, mesmo que a mais eficaz, das formas do jogo arrecadar o seu dinheiro atualmente.
 

-Safari: Um lugar em que dois grupos seletos e distintos de pessoas vão e pagam seus 50hds para desfrutarem de: 1- Gible, 2- colecionáveis na safari.

 Ressaltando o safari, eu não acho que o preço seja injusto, e isso declaro desde já, digo mais, acredito que dessa ideia do safari podemos tirar uma outra ideia que possa ser discutida, mas farei isso em outro tópico/post;

 

-Pokemart: O lugar onde você vai para se abastecer de alguns itens baratos em busca de gerar mais riqueza com o investimento feito. Nada contra.


-Decorações básicas para casas na cidade de Singer (Pouco usado também)

 

-Mansion
 

(Esses são os que me lembro, se vocês lembrarem de mais algum me deixem saber para adicionar à thread; )



De toda forma, neste capítulo, fica explicito que não há uma forma de arrecadação decente dentro do jogo. É fundamental que vocês entendam que precisa existir uma maneira de recolher dinheiro, e isso ocorre em todo jogo, até mesmo em jogos pagos. O exemplo que trago a vocês hoje é World of Warcraft que devido a grande quantidade de ouro no servidor disponibilizou a troca de ouro por mensalidades e ainda monetizaram em cima disso, e isso só corrobora meu argumento de quê precisamos, de imediato, de um sistema que realmente colete os HD’s dos jogadores.

 

O dinheiro tem de ser recolhido devido a, primeiro; sua alta demanda, que por vezes gera o mercado paralelo. Segundo; porque a escassez da moeda base é o que estabiliza os preços das mercadorias no servidor. Terceiro; porque mesmo sem a administração fazer nada já existe um mercado paralelo se aproveitando da junção entre alta demanda da moeda e sua liquidez, ou seja, existem pessoas hoje que estão se aproveitando da economia em frangalhos para lucrar "fortunas" e isso se deve ao modelo de monetização.

 

2-    Da economia e seu modus operandi

 

Hoje, TM é considerado o método mais eficaz de produzir dinheiro dentro do jogo, mas fica a inexorável questão: De onde vem os hd’s que compram esse tm que você dropou?

Outro método que é muito usado na atualidade é a revenda. A revenda é uma modalidade de produção baseada no risco de investimento, ou seja, o jogador investe seu dinheiro num produto que está no mercado arriscando que conseguirá vende-lo por um preço mais elevado num futuro não tão distante. A ressalva da revenda é que existem revendedores "legais" e "ilegais", ou seja, existem revendedores que tentam lucrar em reais àquilo que é produzido em jogo.

Mas, efetivamente os Hd’s  geralmente vêm de um tipo diferente de jogador, aquele que não segue o meta do farm de tm’s/revenda, ou seja, ele advêm do jogador que utiliza como artifício para produzir;

Loot simples: Stones, blue vines, water gem, water pendant etc..

 

Catch simples: Qualquer Pokémon que possa ser vendido ao NPC

 

Sim, ainda existem muitos jogadores que utilizam esse segundo método de farm que mencionei, assim como já existiram muitos que já o utilizaram.

(Alguns de vocês já pararam pra pensar qual é o destino final desse dinheiro que foi produzido?)

O farm de TM é sim algo que agregou, e muito, ao jogo. Porém, as entrelinhas desse farm ilustram um problema muito maior e mais complexo, assim como meu terceiro ponto;

 

3-    O mercado paralelo

Esse é o verdadeiro problema que quero demonstrar:

Otpokemon possuí um mercado paralelo que, hoje, consome até mesmo o mercado central (Donates). Digo, portanto, que esse mercado informal se alastrou o suficiente para sufocar a receita dos desenvolvedores, e isso têm se tornado um empecilho para ambos jogador e empresa;

Deixe-me ilustrar o problema:

João é um cara muito esperto. Têm apenas dez anos, e sua cabeça gira ao pensar nos inúmeros sh’s que ele poderia ter ao investir dinheiro real no jogo. Logo, João pensa:

            “Qual a melhor maneira de gastar meu rico dinheirinho?”

E ao pensar isso, João, que já é um exímio catador de croagunks, afirma em alto e bom tom para si mesmo:

                        “Vou comprar um VIP, pois assim terei acesso ao suprassumo desse jogo”

Joãozinho, nosso amigo, está corretíssimo. Nenhuma palavra de seu raciocínio até o momento está errada, exceto quando:

                        “A melhor maneira de eu conseguir um vip, portanto, é comprar a moeda do jogo (hd’s) e reinvesti-la em pontos.”

 

Então, convicto de suas ideias, Joãozinho compra HD’s de seu amigo Carlos, que é um agente efetivo do mercado informal/paralelo;

 

            Aqui começamos a enxergar o problema, que talvez no curto prazo não tenhamos sentido absolutamente nada, mas que, conforme o tempo passa, sentimos cada vez mais esse efeito conhecidíssimo da economia: Inflação

            Acalme-se jovem treinador, vou explicar o que estou tentando dizer agora;

            Joãozinho ao estimular esse mercado paralelo movimenta os hds farmados por Carlos, e isto ao seu tempo, não gera riquezas nem dentro do jogo, nem para o jogo, mas sim para fora do jogo. Isso é um problemão!

 

Então, você, meu jovem treinador, pergunta: Por quê?

 

A resposta é simples meu caro, a moeda do jogo é uma comodity como qualquer outra no mundo, e o excesso de oferta dela acarreta em sua desvalorização.

Com a moeda (HD’s), que é uma comodity padronizadora de trocas tendo oferta em demasia toda economia começa a sofrer. Sofre porque existe uma alta oferta da moeda em comparação com a oferta das outras comodities, e isso, por sua vez, gera o encarecimento, ou melhor dizendo, inflação.

O mercado paralelo do jogo, quando em conjunto com a ineficiência do modelo em arrecadar esse “dinheiro” de volta para o sistema, está ocasionando um aumento exponencial no preço das outras comodities oferecidas pelo próprio site e pelos jogadores, sendo exemplos desse efeito as boost stones, decorações, shiny stones, entre outros... (que diminuem momentaneamente na black friday, mas depois sofrem outro boom!)

            -HD’s ENTRAM

            -HD’s MOVIMENTAM

            - MAS, HD’s QUASE NUNCA SAEM

Tornando palpável meu exemplo, vou relatar o quê hoje ocorre nos grupos:

-Venda de 1k hd’s = 1 real

-Pontos = 800 hd’s (com variações in game)

-Mercado de sh’s “usados com um valor um pouco abaixo do que se feito com as stones

 

Lembrando que aqui não estou discutindo a licitude ou moralidade do mercado externo e muito menos do ato, apenas relatando o que já acontece diariamente nos mais diversos grupos do jogo. O meu debate nesse tópico é acerca do mérito pretendido inicialmente nesse capítulo; “O mercado informal, da maneira como está, irá liderar o jogo à ruína no longo prazo.”

Sobre o mérito, o jogo já se manifesta:



 

Illegal Trade

 

“Art. 1.i. Vender, trocar, comprar a outro jogador, utilizando o jogo como meio de venda não é permitido, assim como comércio de itens e recursos deste jogo para outro jogo e vendas, trocas e compras de itens e recursos do jogo por dinheiro real. O jogador que infringir essas regras quando for identificado será punido.”


                                                                            
                   
                                                                                        
                                      


Como vocês podem ver, o mérito da regra per si está correto, porém sua aplicação é impossível devido ao seguinte trecho: “O jogador que infringir essas regras quando for identificado será punido." O mercado ocorre paralelamente ao jogo, ou seja, é impossível identificar o vendedor e comprador dentro do jogo. Mesmo que possível, geraria um estado policialesco que tornaria a comunidade extremamente hostil à administração; (quase reproduzindo um livro famoso de Lon L. Füller “O caso dos denunciantes invejosos”)

 

Dessa forma, sequer proponho uma mudança na regra, afinal como já explicitado, seu mérito é, em minha opinião, correto. Portanto, proponho trabalharmos com a seguinte abordagem; Influenciamos o mercado interno do jogo de forma a suprimir a existência do mercado paralelo que vêm abocanhando os setores do jogo.


Com o mercado de “usados” se tornando mais popular que o mercado interno, o jogo perde parte de seu investimento, que seria usado para: remuneração dos assalariados, custos de base, produção e formação de novos profissionais na área, bem como no próprio desenvolvimento do jogo. Isso ocorre porque o capital está indo para as mãos de uma pessoa que nada produz, ao invés de ir para as mãos do desenvolvedor.

Em um dos próximos capítulos vou desenvolver o método que eu, e alguns amigos encontramos, que talvez possa contornar toda essa situação sem demolir toda a comunidade que já fora criada.

 

 

4-    Controle de mercado e interesse do mercado

São raros os jogadores que irão se encantar com o jogo à primeira vista, e ainda mais raros àqueles que decidem investir parcela de sua renda no jogo de cara, certo?

Então o jogador que começa hoje se depara com um formato de mercado dentro do jogo que a cada dia os itens ficam mais caros (devido a Inflação), e isso se torna um grande desmotivador, esse jogador tende a desistir do jogo de maneira fácil por saber que será muito difícil atingir seus objetivos num curto-médio prazo. (pelo menos é um desestímulo, e como sabemos, todo economia trabalha com estímulo e desestímulo)

Basicamente, estou dizendo que, o mercado informal que se formou sob a economia do jogo têm se tornado um dos maiores, senão o maior, desmotivador dos novatos, pois eles não enxergam de maneira clara e objetiva sua curva de evolução sem o uso, em peso, de dinheiro ou tempo.

Lentamente, os jogadores que aqui vou definir como o “mid-tier”, também se sentem desmotivados.

            -Quem são os jogadores mid-tier??

São aqueles que acabaram de completar seu Full sh e começam a sentir que o jogo não tem mais tanto sentido quanto tinha antes de completa-lo. Esses jogadores são os que mais tendem a parar de jogar e simplesmente vendem todas suas conquistas para os “Revendedores”

Os revendedores, por sua vez, são um grupo de oportunistas, não no sentido pejorativo da palavra, que se aproveitam do sentimento de vazio motivacional desses jogadores para lucrar com as pessoas que ainda querem continuar jogando. Isso se torna um problema porque um jogador que vende a sua conta raramente volta a jogar, o que faz a fixação da player-base do jogo se tornar cada vez mais enxuta.

Se o problema dos revendedores parasse por aqui seria apenas um probleminha, mas esse não é o caso. Esse grupo, por estar influenciando o mercado por gerações, começou a controla-lo, ou seja, os preços sobem e diminuem de acordo com o pensamento do oligopólio formado. Então insurge uma nova pergunta: Os revendedores são realmente capazes de controlar a economia? Essa é uma excelente pergunta que deveria estar sendo levada muito seriamente pelos administradores do jogo, pois como já demonstrei acima, influi diretamente na monetização do jogo.

Um exemplo de como revendedores podem controlar a economia é segurando o dinheiro (HD’s) e forçar uma deflação artificial. Uma deflação ocorre quando boa parte da moeda que move a economia fica parada, ou melhor, esperando para ser usada quando os preços atingirem seu menor pico.

Exemplificando o quê argumentei: Alec, um revendedor dedicado, está segurando 2 milhões de hd’s. A economia local começa a sentir um gargalo e as vendas diminuem. Com a diminuição das vendas e excesso de produção, os lojistas começam a baixar os preços. Alec, vendo que os preços começaram a se tornar apetitosos investe todos seus 2 milhões naquele exato momento em que os preços estão congelados no seu menor valor, e com essa injeção abrupta de moeda no mercado ocorre aquilo que chamamos de crise.

Os preços, após a retomada de Alec ao mercado, começam a disparar. Isso ocorre porque ele comprou a maior parte dos produtos em oferta, e com menos produtos sendo ofertados no mercado também insurge outro efeito, que é, a desvalorização da moeda. A injeção de dinheiro no mercado gerou consequentemente a desvalorização da moeda e a valorização dos bens de produção, dessa forma, a oferta em demasia da moeda quando em contraste com a escassez dos produtos a disposição, gera o aumento nos preços. Dessa forma, tudo fica mais caro, e com isso nosso revendedor tem mais lucro, já que padronizaram o preço dos hd’s em 1k/1R$.

Resumidamente, em minha análise, os jogadores que considerei mid-tier raramente voltam a jogar, e mesmo que voltem, sabendo da existência de um mercado paralelo ao jogo mais eficiente, simplesmente optam por investir nesse mercado do que propriamente no donate do jogo. Os novatos, por não conhecerem tanto do jogo, se sentem desmotivados a investir devido à alta dificuldade de progressão inicial. Os revendedores, em suma, usando táticas predatórias de mercado, começaram a engolir o modelo de monetização do jogo.

 

Portanto, devemos elucidar agora sobre os ultimos dois temas: Dos revendedores e das propostas

 

5-    Dos revendedores

Os revendedores desse capítulo são aqueles que, contra a EULA do jogo, revendem itens de dentro do jogo por dinheiro real, não tendo minimamente relação com os revendedores tradicionais que apenas transacionam por coisas dentro do jogo. Eles perpetuam sua engenhosidade nos continentes Pokémon há anos e até pouco tempo atrás isso não era problema, porém isso tudo mudou com a inflação da moeda... Arrisco dizer que revendedores nunca lucraram tanto quanto estão lucrando agora e os motivos são os que já expliquei acima.

Acho que é perceptível que devido a natureza da monetização do jogo é impossível acabar de vez com o mercado paralelo, porém não é impossível deixa-lo mais nichado, ou seja, transforma-los (os revendedores) em verdadeiros colecionadores ao invés do que são hoje. A receita majoritária de um revendedor consiste, em regra, nessa ordem: Pokémon sh, Hd’s, contas e colecionáveis de todos os tipos.

Ao sugerir conter a inflação naturalmente já atingiria os revendedores indiretamente, porém isso não é suficiente! Nós queremos atingi-los com força, e a proposta que vou apresentar-lhes no próximo tópico sobre uma loja que vende itens cuja demanda nunca cessa irá dar esse golpe final necessário, afinal com os preços baixos em comodities tão importantes eles vão perder muito em seus nichos de mercado.

Se Hd’s dentro do jogo ficam mais escassos, o preço de outras coisas diminui conforme seu valor aumenta (Hd’s). Os revendedores são atingidos indiretamente por esse enxugamento da economia tendo que vender o que já compraram a preços mais competitivos , além disso, devido a natureza da nossa proposta, haverá sempre um limite pra o quão caro um Pokémon shiny poderá chegar, portanto a margem de lucro percentual dos revendedores irá abaixar consideravelmente. Isso será diferente no caso de add-ons, pois nossa proposta realmente visa transformar a monetização do jogo focada em cosméticos.

 

6- Propostas e melhorias

 

Aqui será possível ver freios e contrapesos. A comunidade, como também a equipe, terá de ponderar sobre o longo prazo bem como se preparar para o curto-prazo em minha análise.

O raciocínio por trás da proposta que viemos pensando se baseia em como a economia desse tíbia é organizada.  Esse jogo possui duas moedas que podem ser consideradas suas moedas oficiais (assim como o Real é para o Brazil). Essas moedas são:

                        - Hundred Dollars (HD’s)

                        - Pontos

 

            A partir daqui temos dois problemas:

                        -A Inflação dos HD’s

                        -O mercado informal é mais atrativo que o interno no quesito pontos.

 

            Aqui surge a ideia que tive junto aos meus amigos; como não existe maneira realmente eficiente de retomar o valor da moeda HD sem que haja o seu recolhimento para estimular a escassez da commodity, resolvemos elaborar uma iniciativa simples que ao mesmo tempo resolve esse problema e o dos pontos;

            A estratagema que desenvolvemos é a seguinte:

                        -Introdução de um novo sistema de capitação da moeda hd’s

                        -Esse sistema dará em troca de seus hds; Pontos do mundo

            Basicamente, nossa ideia é criar um sistema de troca de Hd’s por pontos dentro do próprio jogo. Isso no curto prazo, devido à grande quantidade já existente de Hd’s dentro do jogo vai ser um choque na arrecadação, mas que, no longo prazo, estabilizará o mercado ao mesmo tempo que irá desestimular o mercado paralelo ao estabelecer um limite na bola de neve que vêm se formando. (Se o número de sh stones no mercado aumenta = mais competição = menor preço = mercado de revendedores menos atrativo. Isso além do preço limite que a proposta já integra)


 

                                    Loja de pontos mundo red

Shiny Stone

7 pontos

Boost Stone

5 pontos

Ponto

600hd

(tabela meramente ilustrativ

(Tabela meramente ilustrativa) 

 

            Portanto, essa loja concederá como dito acima, “Pontos do mundo”, ou seja, pontos que só poderão ser utilizados no mundo em que os Hd’s foram despendidos, assim aumentando o número de comodities importantes no jogo, bem como diminuirá a quantidade das moedas base no mercado para que retomem seu valor. Os pontos de mundo também não serão comercializáveis entre jogadores, porém poderão ser compensados pelos pontos comuns, dessa forma aquele um pontinho que ficou faltando pro seu novo Pokémon sh deverá ser comprado se houver urgência.

            Os pontos do Mundo poderão ser utilizados para quase todas as coisas que existem na loja vip hoje em dia. Acredito que a maior fonte de receita da equipe hoje seja as caixas de add-ons, e por isso, eles não deveriam, de modo algum, adiciona-las a loja. A empresa também não é de ferro e vai precisar de muita criatividade e serviço para elaborar novos conteúdos em tempo hábil pra sempre estimular o interesse de compra dos jogadores, e o Jean The One, com sua box já provou que isso é possível. Enfim, como vão montar essa loja é problema deles (caso o projeto passe), mas recomendo inserir as sh stones para competir com o mercado paralelo de usados.  Recomendação essa baseada no fato de que os sh’s tem que se tornar suficientemente atrativos de FAZER e não de COMPRAR JÁ FEITO.

            Esse sistema tira parte do domínio dos revendedores de três maneiras: 1- Indiretamente; ao conter a inflação, que diminui e muito a margem de lucro dos revendedores; 2- Diretamente, porque vai criar uma concorrência com os revendedores dentro do próprio jogo; 3- De modo colateral- Reduzindo a quantidade de dinheiro dentro do mercado você impede que injeções, mesmo que em grandes dimensões, afete de maneira significativa as bases econômicas de um servidor.

            A ideia de sugerir aos desenvolvedores que trabalhassem em novas hunts que seriam pagas foi recorrente (no sentido de expansões B2P, com história, dungeons, recompensas e mistérios).  Assim como hoje existe o continente vip e o safari, poderiam existir novos conjunto de campos de caça destinados a monetização do jogo. Porém, o verdadeiro desenvolvimento de novos campos para caça seria uma ideia para longo prazo, afinal a economia precisa ser tratada com regime de urgência e não sabemos quanto tempo leva pra se desenvolver um projeto desse tamanho, muito menos o orçamento disso. (Debate que pode ser feito em outro post se eu conseguir contato com o desenvolvedor responsável pelos mapas)

            Espero que a administração chegue a ler esse post, e espero que a comunidade ao menos possa debater sobre esse tema nessa postagem. Reflitam, pois o jogo que vocês tanto amam pode estar passando por problemas graves (adiamentos, eventos repetidos, demora para disponibilização de novos conteúdos, problemas com host etc.), e o melhor jeito de ajuda-los é debatendo acerca disso. 

 

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Cara eu entendo bem o que quer dizer mas pensa se o cara farmar e comprar pontos com HD's, tecnicamente o jogo sai perdendo com isso pois apesar de melhorar a economia entre os players a economia do jogo em si não ganha em nada, acabaria desvalorizando os pontos imagina esse seu amigo Alec com 2 milhões de HDs comprando pontos ao invés de investir do bolso dele comprando pela loja. Fato é o jogo não ganha nada movimentando HD's. Se existe muitos jogadores que possuem uma quantia exuberante de HD's provavelmente o jogo deveria criar meios dele gastar isso. E sabe algo que não bate, você diz que o número de HD's no jogo esta tão alto que ele se torna desvalorizado, mas se ele está tão alto porque o Joãozinho compraria HD's ilegalmente. Não estou falando que isso não acontece, mas acho que uma parte pequena dos jogadores de Otpokemon detém boa parte dos HD's e justamente por causa deles a economia do jogo sofre com isso, porque o OTP simplesmente não da oportunidade para novos jogadores, sendo assim quem detém o controle da economia do OTP, são os Players de nível alto. Acho que pra resolver parte disso o OTP teria que criar novos meios interessantes desses players gastarem seus inúmeros HD's, e também alguma forma de desvalorizar o comercio paralelo, mas como resolver isso? Fato é o jogo foi tão dificultado que os próprios players criaram meios de se aproveitar dessa dificuldade.

Só relembrando tua ideia de facilitar aquisição dos pontos é bacana e é muito válida, pois assim mais gente teria condições de comprar sh stone e addons, assim teria muito mais gente tentando vender e não só por esse fato mas também porque se ficou tão mais fácil conseguir uma sh stone eu nao precisaria comprar de ninguém assim faria com que os preços consequentemente se ajustassem e possivelmente abaixassem, mas ela precisa estar conjunta com outras mudanças, se é que você me entende, como por exemplo facilitando a vida de players free e de nível baixo, e tambem criando novas formas desses players com quantidades absurdas de HD's encontre meios interessantes de gastarem. Assim com toda certeza esse mercado paralelo não seria mais sustentável.

Edited by tnwest
correção
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Mas é justamente isso que eu quis dizer. A ideia, no geral, não é facilitar a aquisição de pontos, mas sim dar ao público uma loja nova com pontos novos, ou seja, pontos DE MUNDO. Desculpe se me interpretei mal, mas a intenção  da minha proposta relacionar sh stones é principalmente limitar o valor máximo que um sh "limpo" pode chegar, assim estimulando a economia (porque se existisse uma loja no jogo que troca hds/sh stone as pessoas comprariam e não ignorariam que nem a lugia), bem como permitindo aos novatos terem vontade de jogar sem se sentirem intimidados pelo status quo do mercado. Concordo com você que só as sh stones nessa loja seria pouco, porém é melhor  facilitar em um setor da monetização que, ao mesmo tempo que combate o oligopólio, estimula os novatos, do que não fazer absolutamente nada. (O desenvolvimento do conteúdo que vai segurar os high lvl leva tempo)
Repetindo, minha ideia não é a facilitação da obtenção pontos! É a criação de uma loja nova com uma moeda diferente da que chamamos de "pontos". Os pontos são a forma de arrecadação do jogo e acredito que devem ser mantidas como estão. A sugestão é meramente para dar um squish na economia e diminuir o lucro de quem não produz nada (mercado paralelo), e que acaba lucrando com jogadores que perderam a motivação de jogar.
O quadro exemplificando a loja é meramente ilustrativo, qualquer coisa pode ser colocada lá. Eu recomendei sh stones pq acredito que teria um impacto positivo na economia, porém poderia ser qualquer coisa, desde que fosse algo que pudesse atrair a atenção dos jogadores detentores do "dinheiro".  Sh stone é legal porque é algo que nunca deveria parar de ser introduzido no mercado em grandes quantidades, mas tem meses que o jogo fica parado... Nesses meses, com baixa oferta o preço dispara.  Junta isso com o problema do mercado paralelo que exemplifiquei e você tem uma baixa de "novos jogadores" imensa nos períodos de inatividade da administração.

Edited by Weedlemal
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