1 - [Estratégia]
Tornar o Nível de ambos os Jogadores irrelevante somente durante a batalha, assim dependendo mais da habilidade do treinador do que da força em si.
2 - [Movimentação]
Enquanto a batalha estiver ativa o personagem de cada Jogador ficará imóvel e ele passará a controlar o corpo do seu respectivo Pokémon ao invés (com o mouse clicando na tela ou com as setas do teclado) e caso se afaste muito do Personagem seja teleportado de volta para o lado dele.
3 - [Estilo de Batalha]
Cada jogador poderá usar somente um golpe da barra de ataques de cada vez a cada 2 segundos (no mínimo) e só poderá retornar/substituir o Pokémon depois de 15 segundos de solto, diferente do PVP habitual.
4 - [Tempo de Recarga]
Para evitar o abuso de ataques muito poderosos ou efeitos negativos (todos devem estar disponíveis) o cooldown de todos os ataques deverá ser aumentado em 10 segundos.
5 - [Arenas de Batalha]
Uma batalha só poderá ser iniciada num local específico para a mesma. Dentro de qualquer cidade onde não seja PZ (de forma mais informal) ou numa Arena própria para batalhas (dentro ou fora de uma cidade) , por exemplo as que existem em Battle Resort (próximas a Battle Maison), onde não existam Pokémons selvagem que possam te atrapalhar de alguma forma.
6 - [Batalhas Oficiais]
Adicionar um ou mais Torneios diários no formato de Duelo 1x1 com possibilidade de haver regras especiais aleatórias (quantidade de Pokémons 3-6 ou somente determinado Tipo de Pokémon). Deverá ser avisado pelo sistema os requisitos para participar (semelhante ao Evento Bug Catcher).
7 - [Premiações]
Somente ao vencer uma Batalha Oficial será recebida uma moeda especial e ao coletar determinada quantidade de moedas poderá trocar por Addons, Outfits ou enfeites de House. É claro, também poderá ser colocado algo que a equipe do otPokémon julgar interessante.